segunda-feira, 15 de junho de 2009

Termos do Futebol Americano



Como o futebol em questão é americano, os termos usados nele são em inglês (óbvio). Mas nem sempre um simples dicionário é suficiente para entender a aplicação destes termos, e como boa parte não tem similar em português ainda, só vivenciado ou descrevendo para entende-los. Vamos começar pelo DOWN, endendeu esse, entendeu metade do jogo.


DOWN:
São chamadas as tentativas que uma equipe de ataque tem para avançar as jardas no campo. Inicialmente os atacantes possuem quatro downs para avançar dez jardas, renovados automaticamente quando alcançam as dez jardas regulamentares.
O time que está atacando tem 4 chances de fazer a bola se mover 10 jardas. Isso significa que
a) um jogador pode ir correndo com a bola e conseguir correr essas 10 jardas com ela, ou
b) um jogador joga para o outro jogador a bola, e esse outro, que está a 10 jardas do primeiro, pega a bola. Não deixa cair e não cai no chão. Isso também vale. Cada chance de fazer isso é chamada de down.

Vale também andar com a bola de pouquinho a pouquinho: 3 jardas no primeiro down, 1 jardas no segundo… Vai acumulando. Se o time que está atacando não conseguir avançar as 10 jardas nos 4 downs, a bola vai para o outro time.

Assim quando um narrador diz: - "Primeira para dez!" (FIRST AND TEN!); ou - "Segunda para sete." ele quer dizer que é a primeira tentativa da equipe para alcançar dez jardas, ou no segundo caso, que o time está na segunda tentativa e faltam sete jardas para conseguir as dez, logo já avançou três jardas na primeira tentativa.

TOUCHDOWN
Quando um time leva a bola até a endzone do lado oposto, seja carregando-a até lá ou jogando para um jogador que já está na endzone. Vale 6 pontos.

EXTRA POINT
Depois de fazer um touchdown, o time que fez volta para uma determinada linha no fim do campo, perto da endzone. Daí, eles escolhem se querem dar um chute e tentar fazer um gol que vale 1 ponto apenas, ou se querem chegar até o final do campo (endzone) novamente, valendo 2 pontos apenas.

FIELD GOAL
Nome do gol que é feito quando um time chuta a bola para as traves da endzone (gol), sem ser após o touchdown. Vale 3 pontos.

KICKOFF:
Chute inicial que colocará a bola em jogo. A equipe vencedora do sorteio, determinará se quer receber a bola ou chutá-la. A posição no campo para o chute de kickoff é a jarda de número 30.

LINHA DE SCRIMMAGE:
São duas linhas imaginárias que determinam o local onde os atletas da linha ofensiva e defensiva ficarão alinhados.

SNAP
Quando, na linha de scrimmage, um jogador central (snapper) passa a bola por debaixo das pernas para o seu time. Geralmente é assim que as jogadas começam.

BLITZ:
Uma das jogadas mais eletrizantes do futebol americano. Os linebackers e os defensive backs (safeties) buscam penetrar na linha de proteção do quarterback (offense line) e derrubá-lo antes que o mesmo consiga passar a bola para algum companheiro do ataque. Uma blitz bem realizada anula o quarterback, com uma razoável perda de jardas para o time que está no ataque.

SACK:
Jogada em que a defesa derruba o quarterback. (Rasteeeeeeeja Verme!)

PUNT:
Jogada consistida em chutar a bola para o time adversário fazer um retorno e tomar posse da bola.

TACKLE:
É a pancada recebida pelo jogador com a posse de bola que visa derrubá-lo e parar a jogada.

FUMBLE:
Quando um atleta deixa a bola escapar de suas mãos, deixando-a livre para ser capturada por qualquer outro jogador.

Para saber mais visite:

http://www.rhynos.com.br/news/glossario.php

http://garotanfl.com.br/explication/os-vrios-nomes-futebol-americano-parte-2/

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bomo texto! eu nunca entendia esse lance de 3 para 10

=p

vlw

Moisés disse...

...O jogador conhece jogo pela regra...

Postar um comentário